Atividade encerrou as comemorações e teve como objetivo lançar o projeto que visa planejar, elaborar e executar políticas voltadas para a educação ambiental, focalizando na ictiofauna (peixes)
Fotos: ASCOM Prefeitura de Arcos
ASCOM Prefeitura Municipal
A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável realizou no último sábado (08), o encerramento das atividades da Semana no Meio Ambiente. O evento foi realizado no Sítio Águas do Paraíso e contou com a participação do grupo de escoteiros e dos alunos do colégio Dom Belchior. A atividade marcou o lançamento oficial do Projeto Jovem Martim Pescador que será desenvolvido pela Prefeitura de Arcos e tem como principal objetivo planejar, elaborar e executar políticas voltadas para a educação ambiental de âmbito local, focalizando na ictiofauna (peixes) e os recursos hídricos.
As atividades começaram com o hasteamento da bandeira brasileira realizado pelo Grupo de Escoteiros de Arcos, logo após, o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Willian Alves, falou aos presentes sobre a importância do projeto e sobre a prática do pesque e solte.
“O Jovem Martim Pescador busca mobilizar, conscientizar e capacitar crianças e jovens sobre a importância do meio ambiente para sua sadia qualidade de vida, importância do peixe na alimentação humana, a pesca predatória e escassez da ictiofauna, sobre a poluição dos recursos hídricos e sobre a preservação da flora e fauna”, explicou.
A nutricionista escolar Kênia Jacinta Couto também participou das atividades e falou sobre a importância do peixe na alimentação humana.
“ É aconselhável que se coma uma vez por semana o peixe, ele contém ômega 3 que trás muitos benefícios a saúde, ajudando a combater problemas cardíacos e abaixando o colesterol. Estudos mostra que o brasileiro como durante o ano 7 kilos de peixe e o recomendável é 12 kilos ao ano”, explicou.
Em seguida os alunos aprenderam e participaram da prática do pesque e solte, pescando os peixes no lago e posteriormente devolvendo para o mesmo.
A Semana do Meio Ambiente foi comemorada durante os dias 2 e 8 de junho e teve na programação várias atividades relacionadas ao tema, como oficinas, palestras e visitas a lugares como ETE, Copasa, IEF, aterro sanitário entre outras.
O principal objetivo desta semana foi realizar a conscientização e sensibilizar a população acerca dos problemas originados pelo acúmulo de lixo no município, bem como minimizar os efeitos negativos produzidos pela disposição incorreta desses rejeitos na natureza.
Jovem Martim Pescador
O projeto Jovem Martim Pescador visa planejar, elaborar e executar políticas voltadas para a educação ambiental de âmbito local, focalizando na ictiofauna (peixes) e os recursos hídricos. O projeto foi assim nomeado devido ao martim pescador ser a ave representante mais comum do Brasil e ter hábitos alimentares de peixes. O martim pescador é uma ave de pequeno porte que fica a beira d’água observando sua presa antes de mergulhar e também é considerada uma ave ribeirinha.
O Jovem Martim Pescador busca mobilizar, conscientizar e capacitar crianças e jovens sobre a importância do meio ambiente para sua sadia qualidade de vida, importância do peixe na alimentação humana, a pesca predatória e escassez da ictiofauna, sobre a poluição dos recursos hídricos e sobre a preservação da flora e fauna.
Fonte: PortalArcos
Nenhum comentário:
Postar um comentário