Ryan Collins vai cumprir 18 meses de prisão por caso conhecido como ‘Celebgate’
A atriz Jennifer Lawrence foi uma das vítimas do hacker - Richard Shotwell / Agência O Globo
RIO — O americano Ryan Collins, de 36 anos, foi condenado a 18 meses de prisão após se declarar culpado pelo caso que ficou conhecido como “Celebgate”. Em 2014, o hacker conseguiu acesso a imagens nuas de mais de cem celebridades, incluindo atrizes e cantoras famosas, como Jennifer Lawrence e Avril Lavigne.
Em comunicado divulgado na quinta-feira, o promotor da Pensilvânia Bruce Brandler informou que Collins admitiu ter conduzido uma campanha de phishing — uma modalidade de fraude eletrônica — por cerca de dois anos, e conseguiu credenciais de mais de cem pessoas.
O hacker enganava suas vítimas enviando e-mails falsos direcionados que pareciam ser da Apple e do Google. Sem perceber, as celebridades preencheram formulários com login e senha de suas contas, e enviaram para o criminoso, que usou as credenciais para invadir serviços em nuvem para roubar informações pessoais, incluindo fotos.
“Em alguns casos”, disse Brandler. “Collins usava um software para fazer o download de todo o conteúdo do backup do iCloud das vítimas. Além disso, Collins criou uma fraude na qual enganava suas vítimas a enviarem a ele fotos nuas”.
De acordo com as investigações, Collins conseguiu acesso a pelo menos 50 contas do iCloud, da Apple, e 72 contas Gmail, do Google. Entretanto, os investigadores não conseguiram evidências ligando o hacker ao vazamento das fotos e outras informações.
Smartphones de personalidades são alvos frequentes de hackers. Esta semana, o criminoso que clonou o celular da primeira-dama Marcel Temer foi condenado a 5 anos, 10 meses e 25 dias de prisão em regime fechado por estelionato e extorsão. A decisão foi de primeira instância e, portanto, ainda cabe recurso. Segundo a denúncia, Silvonei José de Jesus Souza, que é réu primário, exigiu R$ 300 mil para não vazar fotos íntimas e áudios de Marcela. Ele vai cumprir pena no presídio de Tremembé, no interior de São Paulo.
Publicidade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário