CLASSIFICAÇÃO - GP DO JAPÃO
PILOTO TEMPO
1. S. Vettel (ALE/Red Bull) 1h28min56s242
2. F. Massa (BRA/Ferrari) a 20s639
3. K. Kobayashi (JAP/Sauber) a 24s538
4. J. Button (ING/McLaren) a 25s098
5. L. Hamilton (ING/McLaren) a 46s490
6. K. Räikkönen (FIN/Lotus) a 50s424
7. N. Hulkenberg (ALE/Force India) a 51s159
8. P. Maldonado (VEN/Williams) a 52s364
9. M. Webber (AUS/Red Bull) a 54s675
10. D. Ricciardo (AUS/Toro Rosso) a 1min06s919
14. B. Senna (BRA/Williams) a 1min28s700
CONFIRA O RESULTADO COMPLETO DA PROVA
VETTEL 'COLA' EM ALONSO; VEJA CLASSIFICAÇÃO
CONSTRUTORES: RED BULL SE MANTÉM LÍDER
QUEM É MELHOR: VETTEL OU ALONSO? COMPARE
PRÓXIMA PROVA: GP DA COREIA DO SUL, 14/10
O brasileiro não terminava entre os três primeiros colocados de uma prova desde o GP da Coreia do Sul em 2010, quando foi o terceiro. No total, foram 35 provas entre aquele pódio no circuito de Yeongam e o deste domingo em Suzuka. O resultado dá fôlego a Massa dentro da Ferrari em um momento decisivo para a renovação de seu contrato, que termina neste ano.
Vettel ganhou sua segunda corrida seguida (no total, são três nesta temporada) e chegou aos 190 pontos. Alonso, que havia subido ao pódio nas duas corridas anteriores (foi o terceiro na Itália e em Cingapura), está com 194. Bruno Senna foi o 14º.
A corrida também foi inesquecível para Kamui Kobayashi e os torcedores japoneses. Correndo em casa, o piloto da Sauber foi o terceiro colocado e colocou o Japão de volta ao pódio após longa ausência – a última vez havia sido em 1990, com Aguri Suzuki.
A prova começou quente. Na largada, Vettel se manteve na liderança, mas Webber não teve a mesma sorte. O australiano, que completava a dobradinha da Red Bull na primeira fila, foi ultrapassado por Kobayashi e acabou tocado pela Lotus de Grosjean. O francês foi punido com um stop and go (parada de dez segundos nos boxes). Na sequência, alguns carros rodaram e se envolveram em pequenos acidentes.
Um deles foi Alonso, que saiu da pista logo na primeira curva. O piloto da Ferrari, líder do Mundial, abandonou a prova após um toque com Räikkönen. Bruno Senna também se envolveu na confusão: ele teve o bico de sua Williams danificado após toque com a Mercedes de Nico Rosberg e precisou parar nos boxes. Durante a prova, o brasileiro foi punido e teve que passar pelos boxes.
Por conta dos problemas, o safety car entrou na pista. Massa saiu ileso dos acidentes e, após boa largada, pulou da décima para a quarta posição. Button também se deu bem e foi para terceiro. Após a saída do safety car, Vettel abriu distância para Kobayashi.
A primeira parada nos boxes foi excelente para Massa. O brasileiro, que colocou um jogo de pneus duros, ganhou as posições de Button e Kobayashi e assumiu o segundo lugar. Com um ritmo semelhante ao de Vettel, o piloto da Ferrari estava cerca de 10s atrás do líder da corrida.
BLOG DO FÁBIO SEIXAS
Massa teve pódio mMerecido: driblou confusões na largada, fez uma bela prova, tirou um peso dos ombros
Aos poucos, Vettel conseguiu ampliar sua vantagem para Massa, que também mantinha uma boa margem para Kobayashi. Após a segunda parada nos boxes, os dois primeiros colocados permaneciam sem ser incomodados e terminaram a prova sem sustos.
As emoções no fim da corrida ficaram por conta da tentativa de Button se aproximar de Kobayashi. Para delírio da torcida, o piloto “da casa” conseguiu se manter à frente do piloto da McLaren e conquistou seu primeiro pódio na F-1.
A próxima corrida será realizada na semana que vem: o GP da Coreia do Sul, com largada às 3h (horário de Brasília).
Nenhum comentário:
Postar um comentário