Publicidade:

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Novidades : Em reuniões, representantes do Uber debatem início da operação em Blumenau

Motoristas cadastrados participaram de encontros na cidade semana passada

Em reuniões, representantes do Uber debatem início da operação em Blumenau Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Atualmente o app funciona em 526 cidades ao redor do mundo.
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Blumenau pode ser uma das próximas cidades catarinenses a receber o aplicativo Uber, que oferece um serviço parecido com o de táxi. Regularizado e atuando em cidades como São Paulo, o serviço ainda gera polêmicas em Florianópolis, única cidade catarinense onde começou a operar recentemente e ainda não foi regulamentado.

Em Blumenau motoristas relatam que foram procurados pela empresa para uma reunião que ocorreu em um espaço de coworking na semana passada, nos dias 3 e 4 de novembro. Participaram da reunião pessoas que já haviam se cadastrado para dirigir pelo Uber através do site do app (é possível se cadastrar para qualquer cidade, mesmo onde ainda não há atuação). Nos encontros, representantes da empresa teriam explicado o funcionamento do app, como se cadastrar e esclarecido dúvidas. Não houve nenhuma oficialização sobre o início do serviço na cidade.

Através de assessoria de imprensa, o Uber declarou que realiza com frequência reuniões deste tipo em cidades pelo Brasil para avaliar as possibilidades e o número de motoristas interessados. No entanto, a reunião não é uma garantia da chegada do aplicativo na cidade. Além de Blumenau, houve também uma reunião em Joinville nos mesmos dias.

O que é o Uber?

O Uber é uma multinacional de tecnologia norte-americana que presta serviços na área de transporte privado. Através de um aplicativo e sistema totalmente online, motoristas podem se cadastrar para prestar um serviço semelhante ao de táxi em qualquer horário do dia, de acordo com a sua disposição. Também através do app, clientes encontram o Uber mais próximo e combinam a corrida, com tarifa definida antes mesmo do embarque pelo próprio sistema (normalmente mais barato que um táxi). O pagamento é feito pelo cartão de crédito vinculado ao cadastro do passageiro, tudo pelo celular.

Atualmente o app funciona em 526 cidades ao redor do mundo. No Brasil, está nas principais capitais e, em Santa Catarina, atua somente em Florianópolis desde o fim de setembro.

A polêmica

Em todas as cidades em que chega, o Uber é alvo de protestos de parte dos taxistas, que consideram a concorrência com o aplicativo desleal e a sua atuação irregular, por não ter uma legislação específica. Em Florianópolis a prefeitura já apreendeu pelo menos 60 carros que estavam operando pelo Uber, mas uma decisão judicial no fim de semana deu a um motorista a permissão para trabalhar. Em cidades como São Paulo o problema foi resolvido com a criação de regulamentações para o serviço prestado pela empresa. Do outro lado, defensores do app dizem que o sistema é como a contratação de um motorista particular, o que não é ilegal.

Publicidade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade :