Publicidade:

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Formula 1 : Schumi discorda de Vettel e crê que pode ser superado por piloto da RBR

Heptacampeão diz que compatriota tem capacidade de ultrapassá-lo: 'Ele conseguiu três títulos em pouco tempo. Por que não conseguiria sete?'

Após ganhar mais uma prova, na Bélgica, e rumar para o tetracampeonato, Sebastian Vettel foi comparado ao heptacampeão da Fórmula 1, Michael Schumacher. E embora o piloto da RBR tenha dito que é “ridículo” fazer tal comparação, parece que o multicampeão aposentado, de 44 anos, discorda do jovem. Schumi afirma que só chegou ao quarto título com 32 anos – Vettel tem 26 - e apresenta outro ponto de vista para a questão.
- Ele tem o melhor equipamento e os campeonatos são, geralmente, vencidos pelos melhores. Recordes estão aí para serem batidos. Eles me motivavam na época e consegui batê-los. Acredite no que falo: se Sebastian conseguir me superar, ficarei feliz por ele. Ele conseguiu três títulos em pouco tempo. Por que não conseguiria sete? – afirmou o ídolo alemão.

Michael Schumacher tênis Sebastian Vettel Race of Champions Bangcoc (Foto: Divulgação)
Michael Schumacher e Sebastian Vettel na corrida dos campeões (Foto: Divulgação)

Entretanto, a lenda do automobilismo alemão, Hans-Joachim Stuck, duvida muito que Sebastian conseguirá ultrapassar Schumacher como o mais bem sucedido piloto de todos os tempos.
- A época e as circunstâncias são diferentes. Se Se Schumacher sonhasse com uma nova asa dianteira, ele poderia tê-la no dia seguinte e testa-la. Mas devido às novas regras, isso seria impossível hoje em dia – diz Stuck que também afirma que o sucesso de Vettel depende de outro homem: Adrian Newey. Se, por qualquer motivo que seja, Newey não fizer mais parte do time, penso que a situação ficará bem diferente – conclui.


publicidade

domingo, 25 de agosto de 2013

Formula 1: Massa minimiza falha no Kers e diz: 'Problema maior foi a primeira curva'

Brasileiro largou em décimo e perdeu posições na largada. Na sequência, enfrentou pane no volante, mas teve tempo de se recuperar, chegando em 7º


Sétimo colocado no GP da Bélgica deste domingo, Felipe Massa passou por dificuldades nos momentos iniciais da corrida. Conhecido pelas boas largadas, o brasileiro dessa vez não conseguiu ganhar posições nos primeiros metros. Largando em 10º, ele tomou o lado de fora na primeira curva e acabou perdendo duas colocações. Para piorar, o volante de sua Ferrari, por onde comanda diversas funções do carro, apagou, o deixando sem Kers (sistema de recuperação de energia cinética, que aumenta a potência do motor), além de outras funções. Em entrevista à TV Globo após a prova em Spa-Francorchamps, Massa contou que seu volante voltou a funcionar logo depois e minimizou o problema:
- Eu tive algumas voltas onde meu volante apagou e não funcionava nada. O rádio funcionava, mas não pelo volante – a gente tem outro botão de rádio embaixo, que eu conseguia falar com a equipe. Mas não conseguia ver nada no volante, nem usar o Kers, o que era um problema sério naquele momento, com muitos carros em volta. Mas depois de algumas voltas o volante voltou. Apagava de novo, voltou e não apagou mais e depois não teve nenhum problema.

Felipe Massa no fim de semana do GP da Bélgica de Fórmula 1 (Foto: AP)
Felipe Massa no fim de semana do GP da Bélgica de Fórmula 1 (Foto: AP)

'Problema foi a primeira curva'
Para Massa, o que realmente prejudicou sua prova foi curva inicial. Ele explicou que estava satisfeito com sua largada, mas precisou reduzir ao encontrar Kimi Raikkonen (Lotus) retornando à pista na saída da curva, perdendo aceleração e, junto com ela, algumas preciosas posições (veja no vídeo). De 12º, o brasileiro ainda conseguiu se recuperar. Fez diversas ultrapassagens, e cruzou a linha de chegada em sétimo, mesma posição que ocupa no campeonato (veja classificação).
- Acho que o problema maior da minha corrida foi a primeira curva. Eu tinha largado bem, tinha até passado um carro. Fui para o lado esquerdo e freei tarde. Fiz a primeira curva bem até, tinha um carro do lado de fora, o Kimi, ele voltou em cima de mim e eu tive que frear e ali eu perdi quatro ou cinco posições. Esse foi o problema maior da minha corrida. Depois eu consegui até recuperar bem, mas a gente perdeu muito tempo ali.
Felipe Massa no fim de semana do GP da Bélgica de Fórmula 1 (Foto: EFE)
Brasileiro conseguiu se recuperar e ainda cruzou na sétima posição (Foto: EFE)

Circuito Spa-Francorchamps, GP da Bélgica (Foto: Infoesporte)
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas com o GP da Itália, válido pela 12ª etapa da temporada 2013. A corrida no tradicional circuito de Monza está marcada para as 9h (de Brasília) do dia 8 de setembro, com transmissão ao vivo da TV Globo.

Publicidade

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Novidades: Novo gadget promete transformar qualquer bicicleta em uma versão elétrica

O Rubbee, novo gadget capaz de transformar bicicletas comuns em versões elétricas, obteve, recentemente, sucesso em seu projeto de financiamento coletivo. O dispositivo pode chegar a velocidade máxima de 25 Km/h e tem bateria recarregável com autonomia de 2 horas.
Rubbee ganha financiamento coletivo no Kickstarter (Foto: Reprodução)
Rubbee ganha financiamento coletivo no Kickstarter (Foto: Reprodução)

Indicado para quem gosta de personalizar suas bicicletas, o Rubbee tem o intuito de proporcionar mais mobilidade e emoção aos seus usuários. Para sua instalação não é necessário ter noções de eletrônica ou mecânica, como acontece com produtos similares encontrados no mercado, basta apenas encaixar a peça à sua bicicleta e ligar o aparelho. Vale lembrar que kits de conversão como este normalmente pesam cerca de 10 a 15 kg, enquanto o Rubbee tem apenas 6,5 Kg.
O sistema de aceleração contém uma engrenagem revestida de poliuretano, que, em contato com a roda traseira, dá movimento à bicicleta através da fricção com roda. Assim, como em uma motocicleta, o usuário controla a velocidade através de um acelerador instalado no guidão da bicicleta. Este sistema é completamente alimentado por uma bateria recarregável com autonomia de até 2 horas.
O Rubbee pode ser removido facilmente pelo usuário, pois é fixado por meio de um pino acoplado à peça de metal embaixo do banco da bicicleta. Este sistema dá ao usuário a possibilidade de retirar o gadget rapidamente e utilizar a bicicleta de maneira convencional, sem ter que sujar as mãos de graxa.




O projeto obteve sucesso de financiamento coletivo no Kickstarter contando com o apoio de 214 incentivadores. Segundo os desenvolvedores, o produto deve entrar em fase de produção em setembro e suas primeiras unidades chegarão ao mercado em novembro. Não foram divulgadas informações sobre quanto custará o Rubbee.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

News: Relógio inteligente da Samsung terá alto-falante e câmera na pulseira


O Galaxy Gear, provável nome do relógio inteligente da Samsung, teve especificações vazadas nesta segunda-feira (19). O novo dispositivo Android terá processador dual-core, tela flexível de 1,6 polegadas, câmera integrada à pulseira e alto-falantes. A expectativa é que o produto seja apresentado no próximo dia 4.
As informações foram divulgadas pelo site GigaOM, que afirmou também que será possível baixar diversos aplicativos para o relógio através da loja Samsung Apps. O Galaxy Gear virá equipado com alguns sensores para várias funções, como medir a frequência cardíaca, acompanhar a perda de calorias, ligar o visor do aparelho com o olhar do usuário, entre outras.
Tem alguma dúvida sobre relógios inteligentes? Faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!
A utilização dos sensores pela Samsung indica que o aparelho terá muitos recursos destinados aos esportistas. No entanto, o usuário poderá também ler e-mails, checar atualizações de redes sociais, entre outras coisas. O Galaxy Gear terá integração com outros dispositivos da linha Galaxy via tecnologia Bluetooth LE.
Apesar da divulgação de novas informações sobre seu relógio inteligente, a Samsung não se manifestou sobre o assunto. O lançamento oficial do produto deve acontecer em um evento específico que será realizado no dia 4 de setembro, a dois dias do início da feira IFA 2013, onde a companhia apresentará o Galaxy Note 3.


Samsung Galaxy Gear (Foto: Reprodução/The Age digital Life)
Galaxy Gear terá processador dual-core e aceitará aplicativos da loja oficial da Samsung 
(Foto: Reprodução/The Age digital Life)

Dicas de Saúde: Salvando uma vida.




Publicidade

News: Só no Brasil !!!

Novidades: EUA investigam contaminação em pó da Herbalife

Empresa detectou pequenos fragmentos de metal em produto usado para fazer shake e diz que lote afetado não foi vendido a consumidores


Willian Alden e Andrew Ross Sorkin - The New York Times - O Estado de S.Paulo

Depois que a Herbalife, empresa que fabrica suplementos nutricionais, começou a produzir na Califórnia o pó para preparo de sua bebida mais vendida, no início de 2011, seus executivos foram obrigados a duplicar seus esforços para combater a causa de uma grave ameaça à segurança do produto.   


A companhia havia detectado minúsculos fragmentos de metal no shake Formula 1 que havia acabado de sair da linha de produção. Ao fim de cinco semanas de investigação, a empresa informou ter resolvido essa questão e um segundo problema relacionado à contaminação com metais . A Herbalife também insiste que não existe nenhuma evidência de que quaisquer produtos contaminados tenham saído da fábrica e, por consequência, chegado à casa dos consumidores.

No entanto,

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Compras: Clique no Menu e faça sua escolha.

Cidades: Itajaí-SC

News: Palestino invade página de Zuckerberg no Facebook


AE - Agência Estado

Após descobrir uma falha na segurança do Facebook, o programador desempregado palestino Khalil Shreateh disse que queria apenas receber a tradicional recompensa de US$ 500 oferecida pela gigante da internet aos que voluntariamente apresentam seu talento na área. Mas quando o Facebook ignorou seus dois primeiros contatos, Shreateh enviou sua mensagem para o endereço pessoal do diretor da empresa, Mark Zuckerberg, para provar sua capacidade.

"Desculpe invadir sua privacidade", escreveu ele ao fundador do Facebook, "Não tive outra escolha após ter enviado mensagem para a equipe do Facebook... Como você pode ver não estou na sua lista de amigos e ainda posso postar na sua linha do tempo."

A invasão custou ao palestino a recompensa, mas o fez ganhar elogios e numerosas ofertas de trabalho por ter sido capaz de acessar o chefe da rede social mais onipresente no mundo.

Shreateh, que vive na Cisjordânia na cidade de Hebron e não conseguia encontrar trabalho desde que se graduou na universidade há dois anos em tecnologia da informação, disse ao Facebook que havia encontrado uma forma de permitir a qualquer um postar comentários na página de qualquer pessoa. "Avisei que estavam vulneráveis e que precisavam resolver o problema", afirmou ele à Associated Press. "Não estava em busca de fama. Queria apenas provar para o Mark (Zuckerberg) minha descoberta."

Em mensagem postada no Hacker News, um endereço na internet que noticia problemas com segurança, o engenheiro de software do Facebook, Matthew Jones, escreveu que os contatos iniciais foram mal expressados, embora ele tenha reconhecido que a empresa deveria ter pressionado por mais informação.

"Recebemos centenas de mensagens deste tipo todos os dias", escreveu Jones. "Grande parte de nossas melhores informações são de pessoas que não sabem expressar corretamente em inglês, embora isso seja um desafio, é algo que trabalhamos bem e já pagamos mais de US$ 1 milhão por informações. Entretanto, muitas dessas informações não fazem sentido ou são mal orientadas, e mesmo algumas fornecem pouca coisa relacionada com instruções que podem ser seguidas."

Entretanto, afirmou ele, "deveríamos ter pedido mais detalhes neste caso."

O executivo disse que Shreateh não receberá a recompensa prometida pelo programa do Facebook por ter violado os termos do serviço da empresa, ou seja, ter postado nas páginas de usuários que não deram permissão para seu acesso.

"O mais importante aqui é como a falha foi demonstrada usando a conta de pessoas reais sem sua permissão. Explorar a falha para impressionar usuários reais não é um comportamento aceitável para um ''white hat'' (hacker que utiliza seu conhecimento para denunciar falhas diversas relacionadas à programação de um site/programa), afirmou Shreateh, usando um termo para especialistas em ética de segurança.

Jones acrescentou que a falha foi resolvida na quinta-feira. O Facebook preferiu não fazer comentários além da mensagem postada por seu executivo no endereço na internet do Hacker News.

A falha e a resposta do Facebook a ela, se tornaram motivos de discussão nos círculos de segurança da informação. Muitos especularam que o palestino poderia ter se beneficiado com milhares de dólares se tivesse escolhido vender a informação no mercado negro.

Shreateh disse que inicialmente ficou desapontado com a resposta do Facebook, mas que após ter recebido inúmeras ofertas de trabalho em todo o mundo ele está contente com a forma como as coisas seguiram. "Estou em busca de trabalho para começar uma vida normal como qualquer pessoa", afirmou ele. "Sou muito orgulhoso de ser o palestino que descobriu esta falha na segurança do Facebook."

Fonte: estadao.com

Publicidade

Doação: Que Vergonha da Rede Globo.

sábado, 17 de agosto de 2013

News: FILHO DE EDIR MACEDO SE ASSUME GAY E CHOCA COMUNIDADE EVANGÉLICA


Moyses Macedo, filho do bispo bilionário Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da TV Record, assumiu sua homossexualidade nas redes sociais na última segunda-feira, de acordo com o site O Fuxico Gospel. O jovem mora em Manhattan, Nova York, onde leva uma vida modesta e sem qualquer problema quanto à orientação sexual. De acordo com vizinhos, não é novidade para ninguém que ele seja gay.



Mesmo assim, a saída do armário de Moyses está sendo amplamente divulgada em sites gospel do Brasil.

Apesar de viver “escondido” por conta de sua rebeldia, o rapaz cresceu nos Estados Unidos e já esteve envolvido em algumas polêmicas absurdas, como uma suposta gravação onde se masturba, joga a Bíblia para o alto e aponta o dedo do meio para o público.



Atualizado às 19:13
O site O Fuxico Gospel retirou a notícia do ar, afirmando que o próprio Moyseis pediu a exclusão do conteúdo da página. “Moyseis educadamente solicitou que a matéria fosse removida e negou qualquer veracidade na informação”, disse o comunicado do site. Até a atualização deste post, o bispo Edir Macedo não foi encontrado para comentar o caso.

Publicidade

Corrupção: 'Se o MP não tomar uma atitude, vira piada', diz Romário sobre desvios na CBF

Deputado federal tenta emplacar na casa a criação de uma CPI para investigar a Confederação Brasileira de Futebol


RICARDO DELLA COLETTA - O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - A denúncia de que parte do cachê pago à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para amistosos da seleção brasileira ia para empresas com sede nos Estados Unidos e registradas em nome de Sandro Rosell, atual presidente do Barcelona, "é mais uma prova de que a CBF é uma das instituições mais corrutas do planeta". A avaliação é do campeão mundial de 1994 e hoje deputado federal Romário (sem-partido), que tenta emplacar na Casa uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a entidade.
Romário diz que CBF é uma instituição corrupta - André Dusek/EstadãoPara o deputado, diante da denúncia, cabe ao Ministério Público investigar o caso. "Se o MP não tomar uma atitude com uma denúncia como essa, vira piada", afirmou em entrevista ao Broadcast Político. "Chega de roubo e de ficar fazendo sacanagem. Com o dinheiro que era desviado para contas de terceiros, eles podiam fomentar muito melhor o esporte amador e o esporte feminino", criticou. "Chega de roubo e de ficar fazendo sacanagem".

Hoje, o Estado revelou que uma parcela do dinheiro recebido pela CBF para amistosos da Seleção tinha como destino uma empresa nos EUA em nome do presidente do Barça, Sandro Rosell, que representou a Nike no Brasil e é amigo do ex-presidente da confederação, Ricardo Teixeira. A prática teria marcado a gestão de Teixeira na CBF a partir de 2006.

Para o deputado, as denúncias indicam que o dinheiro era usado para o enriquecimento de Teixeira e do Rosell. 
Romário disse que vai insistir na instalação de uma CPI para investigar a confederação. "Espero que o presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) entenda da importância da CPI". Ele relatou que há parlamentares na Casa que argumentam que, às vésperas da Copa do Mundo, não é um bom momento para o Congresso investigar a confederação que dita os rumos do futebol no País. "É o melhor momento", rebate o deputado. A CPI da CBF aguarda uma fila da Câmara para ser instalada.

Há outras cinco propostas na sua frente. Romário também disse que, diante das acusações, deveria ocorrer uma intervenção na entidade. "Eu afastaria toda a presidência e todos aqueles que fazem parte da CBF, colocaria uma empresa para fazer uma auditoria dos últimos 20 anos. Não iria sobrar um dirigente". O deputado argumentou também que a CBF deve explicações do modo como vem gerindo o futebol nacional, mesmo sendo uma entidade privada. "Ela (a CBF) deixa de repassar impostos federais, usa o hino nacional, as cores do Brasil e o maior patrimônio do futebol: os jogadores", afirmou. "Ela tem que dar uma resposta ao povo. Tem que ter uma forma de fazer com que ela coloque tudo às claras".





Fonte: estadao.com.br

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Inovação: Guarda-chuva diferente libera polegar do usuário para teclar no smartphone

Enquanto segura o produto, o usuário pode, com a mesma mão, enviar e-mails, acessar redes sociais e tirar fotos


A empresa Brollytime, de Chicago, desenvolveu um guarda-chuva que promete facilitar o uso de um celular enquanto o usuário segura o produto aberto, quanto estiver chovendo. O cabo tem um dispositivo para colocar os quatro dedos da mão, deixando o polegar livre para operar o telefone.



::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + :: 

Segundo o site do The New York Times, a parte em que a pessoa segura o guarda-chuva é uma combinação de plástico e borracha, forte e confortável. Mas, apesar de considerar uma inovação, o site relata que, excluindo esse dispositivo, o produto é similar aos que vendedores ambulantes vendem por US$ 5 nas ruas logo que o céu começa a ficar cinza e demonstrar que vai chover.

O site da empresa informa que o produto custa US$ 19,95 e por enquanto o item está sendo vendido apenas pela internet, mas em breve chegará a lojas do varejo em todo país.





Fonte : estadao.com.br


Publicidade

News : Justiça proíbe prazo de validade em crédito de celular pré-pago

Decisão em recurso do Ministério Público Federal vale para todo o País, mas empresas ainda podem recorrer


O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - A Justiça Federal proibiu as operadoras de telefonia móvel de estabelecerem prazo de validade para créditos pré-pagos. A decisão da 5.ª Turma do TRF da 1.ª Região é válida para todo o território nacional. As empresas ainda podem recorrer.
O processo teve origem numa ação do Ministério Público Federal (MPF) contra a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras Vivo, Oi, Amazônia Celular e TIM. A decisão desta quinta-feira, 15, foi dada em resposta a um pedido de recurso do MPF em relação a uma decisão da 5.ª Vara Federal do Pará, que julgou regular a restrição temporal de validade dos créditos de celulares pré-pagos.

O MPF tenta anular uma cláusula prevista no contrato das operadoras que prevê a perda dos créditos adquiridos após determinado período ou que condicionem a continuidade do serviço à aquisição de novos créditos. Para o MPF, essas regras são "abusivas" e caracterizam "enriquecimento ilícito por parte das operadoras". Em primeira instância, no entanto, o pedido foi julgado improcedente.

Uma resolução da Anatel, de 2007, estabelece que os créditos podem estar sujeitos a prazo de validade. A operadora, no entanto, deve oferecer em suas lojas créditos com validade de 90 a 180 dias. No caso de inserção de novos créditos antes do prazo previsto para rescisão do contrato, os créditos não utilizados e com prazo de validade expirado são revalidados pelo mesmo prazo dos novos créditos adquiridos.

Em nota publicada ontem no site do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, o relator do processo, desembargador Souza Prudente, diz que o estabelecimento de prazos de validade para os créditos pré-pagos de celular configura um "confisco antecipado dos valores pagos pelo serviço público de telefonia, que é devido aos consumidores". Para o desembargador, a existência de prazos afronta "os princípios da isonomia e da não discriminação entre os usuários do serviço público de telefonia".

O magistrado afirma ainda que a medida contraria o Código do Consumidor. "A Anatel não pode nem deve extrapolar os limites da legislação de regência, como no caso, a possibilitar o enriquecimento ilícito das concessionárias de telefonia móvel."

De acordo com a decisão, as operadoras devem reativar, no prazo de 30 dias, o serviço de todos os usuários que o tiveram interrompido, restituindo a eles a exata quantia em saldo existente à época da suspensão dos créditos. A decisão deve ser cumprida em todo o território nacional, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil.






Publicidade

terça-feira, 13 de agosto de 2013

INSS: Aposentados saem às ruas para pedir fim do fator previdenciário

Em São Paulo, protesto começou na Rua do Carmo e seguiu até a sede do INSS, no Viaduto Santa Ifigênia



SÃO PAULO - Aposentados da Força Sindical organizaram protestos em várias cidades nesta terça-feira, 13, pedindo o fim do fator previdenciario.

Em São Paulo, os aposentados se concentraram em frente à sede do Sindicato Nacional dos Aposentados, na Rua do Carmo, e depois seguiram em passeata até a sede do INSS, localizada no Viaduto Santa Efigênia.






Fonte: estadao.com.br

MPL e sindicatos confirmam protesto amanhã em SP


GABRIELA VIEIRA - Agência Estado

Um protesto contra a suposta formação de cartel em obras e licitações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPMT) será realizado nesta quarta-feira, 14, às 15h, na região central de São Paulo. O Sindicato dos Metroviários do Estado, o Movimento Passe Livre e outras 19 entidades - entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) - organizam uma concentração no Vale do Anhangabaú. Em seguida, a manifestação deve seguir em passeata pelas ruas do centro da capital paulista até a Secretaria dos Transportes Metropolitanos. No Facebook, quase 7 mil pessoas confirmaram participação no ato.

A manifestação pedirá um transporte coletivo estatal e de qualidade. Na última terça-feira, dia 6, as entidades distribuíram uma carta com a pauta de reivindicações em estações da cidade, convidando a população para participar do protesto. No texto, os órgãos afirmam que a denúncia de cartel investigada pela Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pode ter superfaturado em menos R$ 425 milhões obras e licitações do Metrô e da CPTM. Os manifestantes exigem que o dinheiro seja devolvido ao Estado e destinado à melhoria do transporte público e à redução das passagem, até a tarifa zero.

O grupo pretende entregar todas as reivindicações ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Cartel

A suspeita de formação de cartel no transporte metroviário de São Paulo teve início após denúncia da multinacional Siemens ao Cade. Como forma de delação premiada, a empresa forneceu uma série de documentos que comprovariam irregularidades no Estado e também no Distrito Federal. O Ministério Público Federal montou uma força tarefa para investigar o caso. Além da Siemens, entre as multinacionais investigadas estão CAF, Bombardier, Alstom e Mitsui.




domingo, 11 de agosto de 2013

Esporte: Jornais espanhóis destacam atuação de Neymar: 'Golaço de craque'

Diário 'Sport' diz que gol do brasileiro foi o que aconteceu de melhor no amistoso diante da Malásia, enquanto o 'Mundo Deportivo' o chamou de 'líder'



Neymar segue encantando os espanhóis. Neste sábado, na vitória diante da Malásia, por 3 a 1, no último amistoso da pré-temporada catalã na Ásia, o brasileiro marcou o segundo gol do Barcelona e recebeu elogios dos jornais da Espanha. Sem Messi, que foi poupado pelo técnico Tata Martino devido a um problema muscular, o camisa 11 foi a principal arma ofensiva do Barça e não decepcionou enquanto esteve em campo. Neste domingo, os diários esportivos do país elogiaram a atuação do brasileiro em mais um amistoso.
O "Sport" chamou o gol do brasileiro de "golaço de craque", dizendo que o tento marcado pelo jogador foi o que de melhor aconteceu no último jogo do Barcelona pela pré-temporada. Já o "Mundo Deportivo" foi mais incisivo. Chamou Neymar de "líder" e frisou que o jogador, em apenas 45 minutos, "conseguiu mostrar gotas de magia e substituir bem Messi".
No próximo domingo, Neymar tem mais uma partida pela frente pelo Barcelona. O brasileiro fará sua estreia no Campeonato Espanhol diante do Levante, no Estádio Camp Nou, em Barcelona. Antes disso, porém, o camisa 11 tem outro compromisso. Pela seleção brasileira, ele encara a Suíça, em amistoso que será disputado na cidade de Basileia.

Jornais espanhóis destacam atuação de Neymar contra a Malásia (Foto: Reprodução)
Jornais espanhóis destacam a atuação de Neymar contra a Malásia (Foto: Reprodução)


Fonte: globoesporte.globo.com

sábado, 10 de agosto de 2013

Arquitetura: Leandro Erlich, o arquiteto do incerto



A influência de Alfred Hitchcock, Roman Polanski, Bunel Luis e David Lynch nos trabalhos do argentino Leandro Erlich é nítida: ele brinca com espelhos, holofotes, pessoas e cenários. E o resultado disso é algo divertido, que traz as pessoas para dentro das suas obras. Erlich, leva o seu projeto para diferentes lugares do mundo, envolvendo diferentes tipos de pessoas, que mergulham num mundo surreal e mágico. A sua obra, como ele diz, “é um palco de criação para um mundo fictício obtido da subversão psicológica dos espaços cotidianos.”




Fonte: weburbanist.com


Casa: O banheiro está virando um cômodo nobre da casa.


O vaso sanitário foi uma das estrelas do best seller As 100 Maiores Invenções da História. Localizado pela primeira vez na Roma Antiga, com as latrinas comunitárias, após processos de modernização, ao longo da história, passou a ocupar lugar dentro das residências, com a intenção de melhorar o conforto da família.


Hoje, o vaso sanitário recebe dos engenheiros, arquitetos e decoradores a mesma atenção que os outros cômodos da casa recebem. E surge o designer como o profissional que irá garantir a estética e as novas funcionalidades desse objeto tão nobre. Considerando que, ao longo da história, as pessoas mudaram e os seus desejos também, passou-se a atender a sua necessidade de individualização e exclusividade.


Ecologia e sustentabilidade são elementos vitais, mas não se abre mão da tecnologia e do conforto. Para isso, surgem projetos diferentes, alguns inusitados, para que a vida continue a evoluir.



O banheiro deixou de ser um lugar particular para receber o casal e a família com a personalidade dos donos. Ele pode ainda se transformar num espaço de estética ou simplesmente ficar futurista.



Não importa com que cara ficou o banheiro. Mas, com certeza, ele terá a cara dos donos. Não é mais um lugar de privacidade, mas um canto de estar, de ficar, de estudar, de ler, de assistir à TV ou de, simplesmente, relaxar ouvindo música.


Publicidade

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Esporte: Seleção brasileira segue em 9.º lugar no ranking da Fifa

Equipe dirigida por Luiz Felipe Scolari manteve o seu posto entre as dez melhores seleções do mundo


AE - Agência Estado

ZURIQUE - A seleção brasileira permanece na nona colocação no ranking da Fifa, atualizado nesta quinta-feira. Após saltar 13 posições atualização de julho da lista, em razão da conquista do título da Copa das Confederações, a equipe dirigida por Luiz Felipe Scolari manteve o seu posto entre as dez melhores seleções do mundo, com 1.089 pontos.

Salto maior foi após a Copa das Confederações: 13 posições - Nilton Fukuda/EstadãoNão era esperada movimentação relevante na situação do Brasil no ranking, pois a equipe não entra em campo desde o dia 30 de junho, quando derrotou a Espanha para conquistar o título da Copa das Confederações. O próximo compromisso da seleção será no dia 14 de agosto, na Basileia, diante da Suíça, que ocupa a 15ª colocação na lista.

Sem alterações nas 12 primeiras posições, o ranking da Fifa continua sendo liderado pela seleção espanhola, atual campeã europeia e mundial, com 1.484 pontos. A Alemanha segue na segunda colocação, com 1.257 pontos, à frente da Colômbia, com 1.219, e da Argentina, com 1.210. A Holanda permanece na quinta colocação, seguida por Itália, Portugal e Croácia.

Após faturar o título da Copa Ouro, os Estados Unidos voltaram ao grupo das 20 melhores seleções da ranking da Fifa. A seleção norte-americana subiu três posições na lista e agora ocupa o 19º lugar. Assim, assumiu a condição de melhor seleção da Concacaf na lista, uma posição à frente do México. Já o Panamá, finalista da Copa Ouro, subiu 11 colocações e agora está em 40º lugar.

A próxima atualização do ranking será em 12 de setembro. Até lá, o Brasil terá disputado três amistosos. Além do duelo com a Suíça, a seleção vai encarar a Austrália, 46ª colocada da lista, no dia 7 de setembro, em Brasília, e Portugal, em Boston, em 10 de setembro, em Boston.

Confira como ficou o ranking da Fifa:

1) Espanha, 1.484 pontos
2) Alemanha, 1.257
3) Colômbia, 1.219
4) Argentina, 1.210
5) Holanda, 1.165
6) Itália, 1.142
7) Portugal, 1.099
8) Croácia, 1.098
9) Brasil, 1.089
10) Bélgica, 1.079
11) Grécia, 1.038
12) Uruguai, 998
13) Bósnia-Herzegovina, 995
14) Inglaterra, 994
15) Suíça, 987
16) Rússia, 979
17) Equador, 972
18) Costa do Marfim, 962
19) Estados Unidos, 960
20) México, 879 

Fonte: estadao.com.br


Publicidade

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Empenho da população faz a diferença na redução de casos de dengue

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), anunciado pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (25), o número de casos de dengue no Brasil no começo de 2013 quase triplicou em relação ao mesmo período de 2012. Apesar de os casos graves terem diminuído 44% e o número de mortes reduzido em 20%, a elevação na quantidade de casos de dengue se deve a circulação de um novo tipo da doença, o DEN 4. Um dos quatro tipos de dengue existentes no país e, segundo o levantamento, responsável por mais de 52% das amostras verificadas nos casos confirmados da doença.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, o DEN 4 foi identificado no Brasil no final de 2010 e é muito parecido com os outros tipos. “Toda vez que a gente tem um novo sorotipo chegando a estados onde ele nunca circulou, ele encontra todo mundo suscetível. Os outros sorotipos a gente tinha praticamente em todos os estados do Brasil tendo epidemia, como aconteceu em 2010 com a recirculação do DEN 1 que chegou a um milhão de casos. Agora o DEN 4 encontra todo mundo suscetível, porque ninguém teve e isso faz com que a gente tenha esse aumento no número de casos. Ele começou a percorrer em 2011, 2012 e agora começou a atingir municípios grandes. De lá para cá começou a se disseminar e a gente considera que ele está praticamente em todos os estados do Brasil. Mas ele vai se disseminando de uma maneira menos rápida que os outros”, explica o secretário.

A maior parte dos focos de dengue é encontrada em residências. Por isso, a cooperação da população é fundamental no combate à dengue. O mosquito só se reproduz em locais que têm água parada. Logo, toda casa corre o risco de se transformar em foco para o Aedes aegypti. O Ministério da Saúde pede que todos façam parte dessa luta. Veja se na sua casa existe foco da dengue e ajude a passar as informações de prevenção adiante. É muito fácil e, além de proteger a sua saúde, você protege a sua família.


Como combater a dengue:

Remova tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
Lave com escova e sabão os utensílios usados para guardar água;
Vire todas as garrafas com a boca para baixo;
Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada fora do alcance de animais;
Mantenha bem tampado a caixa, tonéis e barris d’água;
Encha de areia, até a borda, os pratos de plantas.
Para mais informações ou para denunciar um foco de dengue próximo a sua casa, procure a Secretária de Saúde.


JM SBT - Uma verdade sobre Dilma

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lobão Filho reabrirá discussão sobre 'ética' em juramento dos senadores

Senador do PMDB-MA recuou após Estado revelar que ele havia rejeitado emenda que alterava o texto para incluir 'a defesa intransigente da ética'

Andreza Matais - O Estado de S. Paulo

Brasília - O senador Lobão Filho (PMDB-MA) disse nesta terça-feira, 6, que vai reabrir a discussão da reforma do Regimento Interno do Senado para que seus colegas possam deliberar sobre a possibilidade de incluir no juramento dos senadores o compromisso com a "defesa intransigente da ética". "Sua inclusão no regimento pode ser efetuada se assim for deliberado e discutido no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça, onde o projeto encontra-se em tramitação. Não tenho nada a opor", afirmou, em nota.
O Estado revelou nesta terça que o senador rejeitou uma emenda que alterava o texto do juramento para incluir "a defesa intransigente da ética." O senador é relator da reforma no regimento, um texto de 1970, elaborado no auge da ditadura militar.

Ao jornal, o senador justificou que "a defesa da ética intransigente é uma coisa muito subjetiva" e que não via razão para incluir isso no juramento. "Daria margem a interpretações perigosas. O que é ética para você pode não ser para mim. E aí incluir isso iria gerar problema de conflitos ali. A ética é uma coisa muito subjetiva, muito abstrato", afirmou na segunda-feira. Nesta terça, ele acrescentou: "Julgo que ética e honestidade são implícitas na atividade parlamentar como o ar que se respira."

Na nota, o senador afirmou que "o termo ética não consta do atual juramento do Senado bem como não consta no juramento do Presidente da República, dos ministros de Estado, dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e, inclusive, dos jornalistas."

César. O senador José Agripino Maia (DEM-RN) defendeu a alteração no texto. "Eu prefiro achar que tenha sido um esquecimento dele (Lobão) no juramento, a palavra ética tem que existir. É um juramento de compromisso com a ética. Ética é ética. Você tem que ser igual a César, tem que ser sério e parecer sério."

Em 2009, o então senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) relatou a primeira tentativa de alterar as regras da Casa. O relatório do tucano acatou a sugestão do então senador José Nery (PSOL-PA) para incluir no texto do juramento da posse o compromisso dos senadores com a ética. O texto atual diz apenas: "Prometo...desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador."

Na proposta de Jereissati, o juramento incluía o compromisso de desempenhar o mandato de forma "honesta" e "sempre na defesa intransigente da ética na atividade política e como cidadão."

O tucano, contudo, deixou o Senado sem que o relatório fosse votado. Como novo relator, Lobão Filho suprimiu a versão que incluía o compromisso com a ética. Na versão de Lobão, o juramento ficaria assim: "Prometo guardar a Constituição, desempenhar fiel, honesta e lealmente o mandato." 



Fonte: estadao.com.br

terça-feira, 6 de agosto de 2013

PMDB pressiona Cabral a pedir desculpas na TV

Alvo de constantes manifestações, governador do Rio de Janeiro ainda resiste a utilizar as inserções do partido para se defender

Rio - O PMDB do Rio pressiona o governador Sérgio Cabral a utilizar as inserções partidárias de TV que vão ao ar a partir de sábado para pedir desculpas à população por erros de sua gestão no Estado.
O partido quer que Cabral repita o que já vem fazendo em entrevistas. Nos últimos dias, ele admitiu não ter reagido bem a críticas sobre sua conduta, como o uso indiscriminado de helicópteros oficiais, nem aberto diálogo a partir de demandas das ruas.
O governador, porém, não concorda com a estratégia da "desculpa" no programa partidário e prefere que as 40 inserções sejam usadas apenas para exaltar os feitos de seus seis anos e meio de governo, com imagens do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, provável candidato do PMDB ao governo do Estado.

Cabral apareceu, no mês passado, como o governador mais mal avaliado entre onze pesquisados pelo Instituto Ibope.

Há consenso, entre Cabral e seu partido, de que as primeiras inserções precisam comparar o Rio de Janeiro "antes e depois" de 2007, quando Cabral chegou ao poder. "Defendo que o governador entre nas dez últimas inserções e diga que esse é o governo dele. Ele é tão qualificado que pode apontar onde houve algum excesso e pedir desculpas. Não vejo o menor problema em pedir desculpas, faço isso todos os dias", diz o presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani.

Cabral tem outra estratégia. "O presidente Picciani está no papel dele de fazer propostas, discutir ações. Eu estou governando o Estado. Ele é um amigo fraterno, estamos discutindo. Minha tese é de que é hora de mostrar o antes e o depois do Rio, mostrar que o partido lançou um candidato em 2006 e as realizações que fizemos a partir de 2007. Eu sou secundário", diz o governador.

A comparação com o Estado antes de Cabral é uma resposta ao antigo aliado e hoje adversário Anthony Garotinho (PR), ex-governador (1999-2002) e potencial candidato ao governo em 2014. A mulher de Garotinho, Rosinha, também governou o Rio (2003-2006). Garotinho tem usado as redes sociais para explorar o desgaste político de Cabral nos últimos dois meses.

Ontem, Garotinho, que é deputado federal, reproduziu nota da revista Veja segundo a qual seu governo tem atrasado pagamento a empreiteiras.

A Secretaria da Fazenda do Estado negou que o cronograma de pagamentos esteja atrasado e garantiu que não há problema de caixa no Estado. Pelo menos uma grande empreiteira - que participa de consórcios de grandes obras, mas pediu que não fosse identificada - informou que há três meses os pagamentos estão "represados". A Secretaria de Obras do Estado disse que os pagamentos regulares estão em dia.

Garotinho tem atacado Cabral sistematicamente, em estratégia diferente da de outro provável candidato ao governo, o senador petista Lindbergh Farias, que, apesar do momento de dificuldade de Cabral, tem evitado confronto com o governador peemedebista.

Publicidades

 

‘O que é ética para você pode não ser para mim. A ética é abstrata’, diz Lobão Filho

Para senador, obrigar parlamentares a se comprometerem com princípios éticos poderia gerar 'problemas de conflito'

BRASÍLIA - O senador Lobão Filho (PMDB-MA) disse ao Estado que obrigar os senadores a, no juramento da posse, se comprometerem com a defesa intransigente da ética poderia "dar margem a interpretações perigosas" e "gerar problemas de conflito" no Senado. Sobre ter rejeitado a obrigação de parentes de senadores de apresentarem declaração de bens, o senador disse que a medida é inconstitucional.

Senador Lobão Filho alterou texto do novo código de conduta - Geraldo Magela/Agência Senado/DivulgaçãoConfira a entrevista:

Por que o sr. excluiu o compromisso com a ética no juramento dos senadores?
Isso daria margem a interpretações perigosas. O que é ética para você pode não ser para mim. E aí incluir isso iria gerar problema de conflitos ali. A ética é uma coisa muito subjetiva, muito abstrata.

Se comprometer a agir com ética poderia gerar problemas?
O que complica eu tentei tirar. Não julgo que esse item seja tão importante ou faça alguma diferença no exercício legítimo da atividade parlamentar.

Não precisa se comprometer com a ética?
Acho que não.

Por que não obrigar os parentes de senadores a apresentarem declaração de bens?
Eu vi isso mais como invasão de privacidade. Você tem um filho de um senador com 30, 40 anos de atividade, ele tem que ser submetido a uma devassa porque o pai, o tio é parlamentar?

Publicidade

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

'Como alguém dirige bêbado, mata e foge?'

Motorista alcoolizado - segundo a polícia - e sem CNH atropelou o marido de Gisela, pagou R$ 100 mil de fiança e saiu da prisão

 - Epitácio Pessoa/Estadão"O João só teve metade do pai que eu tive. O João vai crescer e não vai ter o pai que eu tive."

Antonio tem 14 anos. Na noite da última quinta, chorava escondido debaixo da escrivaninha, em seu quarto, dizendo essas palavras. João é seu irmão, de 7 anos. Duas semanas antes, na noite do dia 17 de julho, o pai deles morreu em um acidente quando voltava para casa depois do trabalho.
Fabio Antonio Heide tinha 43 anos. Com os irmãos, comandava o restaurante Kibe Kibe, no Campo Belo, na zona sul da capital, um negócio familiar de quase 30 anos. Como fazia todos os dias, fechou o estabelecimento por volta das 22h30 e pegou o caminho para casa, no Morumbi. Como fazia todos os dias, a bordo de sua motoneta, uma Honda Lead verde, ano 2012.

Naquela quarta-feira, entretanto, Fabio não veria novamente sua família. A cerca de 1 quilômetro de casa, um Jetta preto, ano 2007, veio em sua direção. De acordo com depoimentos de testemunhas ouvidas pela delegada de plantão na madrugada do dia 18, o carro veio na contramão.

Na casa dos Heides, o telefone fixo tocou. Antonio atendeu, passou para a mãe, "estão falando que é um acidente com o papai". Foi o tempo de Gisela Silveira Camargo Heide, de 41 anos, há 24 namorada de Fabio, há 18 casada com Fabio, trocar o pijama por uma roupa, tocou o interfone. "Eram dois rapazes, duas testemunhas, que vieram me procurar para contar sobre o acidente. Me aconselharam a ir para o hospital."

"Mas ele morreu? Mas ele morreu?", perguntava Gisela.

Fabio quebrou as duas pernas e um braço. Mas o que o matou foi o impacto da batida, o trauma na região torácica. Gisela soube que tinha se tornado viúva assim que chegou ao Hospital Universitário da USP, para onde Fabio foi encaminhado. "Meu filho me ligou perguntando se estava tudo bem. Respondi que não, que estava tudo ruim. E desliguei o telefone. Meu mundo caiu."

Naquele momento, Bernardo Romitti, de 36 anos, o condutor do Jetta, era levado para o 89.º DP (Morumbi). Bernardo "desejou fazer uso do direito constitucional de permanecer em silêncio, sem prejuízo de sua defesa e se manifestar somente em juízo", registrou o escrivão.

Bernardo recusou o bafômetro. Em laudo da delegada e do perito, foram constatados "sinais de alteração da capacidade psicomotora". O documento afirma que ele apresentava "sonolência", "olhos vermelhos", "desordem nas vestes" e "odor de álcool no hálito". Também mostrava "agressividade", "dificuldade no equilíbrio" e "fala alterada".

Bernardo foi preso em flagrante por "homicídio culposo na direção de veículo automotor", "embriaguez ao volante", "fuga de local de acidente" e "direção sem permissão ou habilitação". Sua carteira estava vencida desde março. Ora apresentado no inquérito como empresário, ora como empreiteiro (é proprietário da construtora Gaber), ora como assessor da diretoria da gráfica Romitti, de sua família, Bernardo foi levado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) III de Pinheiros, na zona oeste.

"Mamãe, não é justo o que esse cara fez com o papai", dizia Antonio, no dia seguinte.

"Mas ele está preso. A justiça será feita."

O corpo de Fabio só foi liberado no fim da tarde da quinta-feira, dia 18. O enterro, no Cemitério São Paulo, em Pinheiros, seria no dia seguinte. "Foi quando soube que ele (Bernardo) pagou a fiança e foi solto", diz Gisela. "Como explicar para meus filhos? Como alguém dirige bêbado, mata um pai de família, foge do local e depois paga e é solto?"

O pedido de liberdade provisória foi feito pelo advogado Celso Vilardi - com a experiência de quem defendeu o filho do empresário Eike Batista, Thor, quando ele atropelou um ciclista em Duque de Caxias, em março de 2012. No documento, ele argumenta que "nem sequer há testemunhas presenciais" do ocorrido e que Bernardo "é primário e de bons antecedentes". O inquérito afirma, entretanto, que ele já havia sido processado, uma vez, por furto. No dia 19, mesma data do enterro de Fabio, um cheque de R$ 100 mil do Banco Safra abriu o portão do CDP para Bernardo.

"Há a notícia de que ele havia sido pego dirigindo embriagado nos Estados Unidos. Vou levantar os antecedentes", promete o advogado da família da vítima, Roberto Pagliuso. Voltado a brasileiros nos Estados Unidos, o jornal Brazilian Voice diz que "em 28 de junho de 2011, ele (Bernardo) foi preso na cidade de Aventura, Flórida, por dirigir embriagado e chocar seu carro contra outro veículo, felizmente sem provocar vítimas graves".

O advogado também pretende que seja revista a classificação de "homicídio culposo" para "doloso" (em que há a intenção de matar). "A classificação que deram é muito benéfica para ele", diz Pagliuso. "Também acredito que ele precisa ficar preso durante o processo."

Procurado pela reportagem, o advogado de Bernardo afirmou que ele e seu cliente preferem não comentar o caso enquanto o inquérito não for concluído. "As investigações são preliminares."

Gisela ainda parece em choque. Usa o presente para se referir ao marido. "Está difícil acordar e me ver sozinha. E o Dia dos Pais está aí."

Publicidade

De joelhos, Félix pede a Edith: 'Volta para mim, eu imploro'

Estilista faz jogo duro para ceder ao pedido do vilão


Félix sente que as pazes custarão mais do que flores (Foto: Amor à Vida/ TV Globo)
Félix sente que as pazes custarão mais do que flores (Foto: Amor à Vida/ TV Globo)

Félix (Mateus Solano) vai ter que rebolar para convencer Edith (Bárbara Paz) a voltar para casa. Só com o casamento de fachada, César (Antonio Fagundes) vai permitir que o filho continue na diretoria do San Magno. O vilão não vai ter outro jeito a não ser ceder aos caprichos da ex-mulher.
Ele até beija a mão... (Foto: Amor à Vida/ TV Globo)
Ele até beija a mão... (Foto: Amor à Vida/ TV Globo)

Com um buquê de flores, Félix vai até a loja de Edith. "Volta para mim! Eu imploro!", pede de joelhos. Mas para Edith ainda é pouco. A estilista faz jogo duro com o administrador. Tamara (Rosamaria Murtinho), sempre pensando no dinheiro, aconselha a filha. “Se o Félix veio pedir desculpas, aceita. Você está se comportando como uma Rapunzel no alto da torre. Só que você já passou da idade de bancar a princesa”, diz.
“O Félix também tá longe de ser um príncipe! Você sabe que ele só veio aqui porque o pai exigiu”, reclama Edith.
...mas precisa abrir a carteira mesmo assim (Foto: Amor à Vida/ TV Globo)
...mas precisa abrir a carteira mesmo assim

Cheia de más intenções, Edith propõe um passeio até a joalheria. “Primeiro eu preciso ligar pros meus advogados pra prepararem o meu pedido de falência. Você vai me quebrar, criatura”, diz o vilão sentindo a facada que vai levar.
Na joalheria, Edith não faz miséria e escolhe um brinco de arrasar. Mas mesmo assim diz que ainda não sabe se vai ou não voltar para casa. “Pelo  menos me acompanha no casamento da Nicole. Faz isso pela felicidade do papai”, pede Félix. Edith aceita a proposta, mas não sem antes pedir uma pulseira para combinar.

Publicidade

Câmeras flagram agressões de babá a criança de 1 ano e meio, no Recife

As imagens mostram cenas cotidianas de covardia.
Pais só descobriram porque foram analisar necessidade de hora extra.

O NETV 1ª Edição desta segunda-feira (5) revelou uma história de covardia. A reportagem teve acesso a vídeos que mostram que uma babá, contratada para cuidar de uma menina de um ano e seis meses, maltratava e agredia a criança todos os dias, quando os pais não estavam por perto. A família denunciou o caso à polícia e a babá vai responder ao inquérito em liberdade.
A rotina de violência só foi descoberta porque a família gravou as agressões usando câmeras de segurança escondidas. No dia 9 de julho, às 7h22, o 'bom dia' da menina é um beliscão. Às 10h12, ela recebe um puxão de orelha. Às 11h01, as agressões continuam, sem motivo, do nada. Às 14h53, a vítima leva um beliscão, um puxão de cabelo e é empurrada no berço. Um minuto depois, a babá volta e dá mais um cascudo.
O pai da criança é um empresário, que não será identificado para proteger a imagem da criança. Ele notou comportamentos diferentes na filha de um ano e meio. "Ela estava bem mais agressiva, mordendo as pessoas. Se chegasse uma pessoa de fora que não tivesse contato com ela, ela tentava beliscar ou morder", conta.
No dia seguinte às primeiras imagens, 10 de julho, às 7h29, a menina joga o bichinho de pelúcia no chão para avisar que acordou e se deita, com medo. Ela sabe o que está por vir.
O apartamento tem circuito interno. A babá estava com a família há oito meses, mas a descoberta só veio quando os pais precisaram conferir algumas gravações para pagar as horas extras que ela vinha pedindo.
"Eu tive que me controlar muito porque dói muito, é muito triste porque é um ato de covardia, uma criança indefesa que nunca fez nada de mau para ninguém. Nós mostramos a ela as imagens do primeiro dia, do 9 de julho. Ela disse que não estava fazendo nada de mais, apenas repreendendo a criança que tava jogando algumas coisas no chão, para deixar o quarto mais organizado. Graças a Deus, para demitir por justa causa, bastou ver essas imagens", afirma.
No dia 13 de julho, às 7h24, a rotina de violência começa, sempre no mesmo horário. A babá puxa o cabelo da menina, que fica chorando. Em seguida, no momento de trocar de roupa, a atividade passa longe de qualquer gentileza. A criança é levantada pelo braço esquerdo, bruscamente.
A psicóloga Letícia Rezende explica que a escolha da babá requer muitos cuidados, é uma escolha de confiança. "Essa confiança precisa ser construída pela família. Porque, às vezes, a gente entrega a criança à babá e não diz a ela como gosta que trate a criança, não mostra a ela, não exemplifica como a família trata a criança, então é importante que os pais passem um tempo observando e fazendo junto com a babá", ensina.
No dia 13 de julho, às 15h01, mais grosseria, na hora de comer. O pai não se conforma. "A gente se sente muito impotente. Porque a vontade que a gente tem na hora é de devolver tudo o que ela fez com nossa criança. Mas pela nossa formação, pelo nosso equilíbrio de família, a gente buscou os caminhos legais, denunciamos à GPCA [Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente]".
O crime de maus tratos é um dos mais comuns cometidos contra crianças. De acordo com os registros da polícia, foram 324 casos na Região Metropolitana do Recife, em 2012, e 199 só no primeiro semestre deste ano. Como as pessoas nem sempre denunciam, geralmente é um crime difícil de descobrir e de provar.
Para o chefe do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente, Zanelli Alencar, a dificuldade da vítima contar o que acontece, pela pouca idade, deixa tudo mais complicado. "A pena é muito leve, de dois meses a um ano. Normalmente a pessoa responde em liberdade. E a população tem o sentimento de impunidade, porque eu considero, pelas imagens que eu vi, um crime extremamente grave, mas é a nossa legislação, enquanto ela não mudar, é assim que vai ser feito", afirma.
Para esta família, a dor deixou lições. "Temos que ter mais cuidado, observar mais. Eu sei que a vida é corrida, mas são os tesouros de nossas vidas, e isso vai influenciar no crescimento delas, na forma de agir com as pessoas, na felicidade dessas crianças".
A terapia também pode ajudar. "O que me passa é que aquela criança começa a entender que aqueles atos são naturais, o ato de bater é natural, o ato de ser xingado é natural, então isso não pode acontecer. Ela tem que saber que estava errado daquele jeito, e que ela possa interiormente ir transformando esse sentimento, ir transformando isso, e aí o espaço da psicoterapia é crucial e ajuda muito", garante a psicóloga Letícia.

Publicidade


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Mujica defenderá na ONU a legalização da maconha

O presidente do Uruguai, José Mujica, defenderá perante a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) sua proposta de legalização da maconha, aprovada esta semana pela Câmara dos Deputados de seu país.

A expectativa, segundo um porta-voz de Mujica, é de que a lei já tenha entrado em vigor quando o chefe de Estado uruguaio for discursar na ONU no mês que vem.

A lei proposta por Mujica prevê concessões de licenças para o cultivo, a venda e o consumo da maconha. Ao mesmo tempo, quem plantar ou vender a erva sem autorização estará sujeito a duras penas. A compra de maconha será limitada a 40 gramas mensais por pessoa. Fonte: Associated Press.


Manifestantes planejam ato em frente à casa oficial de Renan

Grupo, que pediu saída do parlamentar do comando do Senado no começo do ano, agora combina acampamento e panelaço contra o senador no dia 17

Integrantes do movimento "Fora Renan" planejam acampar e fazer um panelaço em frente à residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em Brasília, no dia 17. Eles fazem parte do mesmo grupo que no começo do ano fez um abaixo-assinado para pedir o impeachment do parlamentar do comando da Casa. Dessa vez, o grupo voltará a pedir a renúncia do senador.
"Tragam suas barracas e panelas! Vamos fazer barulho", dizem os organizadores na página do evento #OcupaRenan, criada no Facebook nessa semana. Até o momento, 254 pessoas confirmaram presença no ato, que promete se estender até o dia 7 de setembro. O grupo pretende reunir dez mil pessoas.

Na página, os organizadores relembram inquéritos envolvendo Renan e pedem "ficha limpa" no Senado. A assessoria da presidência do Senado foi procurada, mas não comentou a manifestação até o momento. Em fevereiro, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou o senador pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documentos falsos e peculato. A investigação foi aberta depois do surgimento de suspeitas de que o senador tinha despesas pessoais pagas por um empresário.

Na ocasião, Renan evitou comentar o caso. Quando assumiu a presidência, prometeu reduzir gastos da Casa e dar transparência à gestão. Após os protestos ocorridos em junho, colocou na pauta projetos que, segundo ele, são uma resposta às manifestações, como o passe livre a estudantes e 10% da receita líquida do governo para saúde.




Grupo divulga ato em página criada no Facebook
Publicidade

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Irmã de Neymar posa de biquíni e pede companhia de Marquezine

Rafaella Santos foi para Barcelona acompanhar o primeiro jogo do irmão pelo Barça nesta terça, 30. 'Estou congelando no Rio!', respondeu Bruna.


Curtindo Barcelona, Rafaella Santos, irmã de Neymar, colocou biquíni e perguntou por Bruna Marquezine e amigas. "Cadê vocês?", disse ela no Instagram nesta quarta, 31. Ao contrário da "cunhada", Marquezine já voltou das férias pela Europa e está ensaiando para a Dança dos Famosos no "Domingão do Faustão". "Estou congelando no Rio! (risos) Que inveja branca", respondeu Bruna também no Instagram.
Na terça-feira, 30, Rafaella torceu por Neymar no jogo do Barcelona contra o time polonês Lechia Gdansk. A adolescente escreveu na legenda da imagem uma famosa saudação do clube espanhol: "Visca el Barça!", que em tradução livre significa "Vida longa ao Barça!". Essa foi a primeira partida do Neymar no Barcelona.

Rafaella Beckran (Foto: Instagram/Reprodução)
Rafaella Beckran (Foto: Instagram/Reprodução)

Publicidade :