Milhares de fiéis compareceram à praia de Copacana nesta quinta-feira, 25, onde o papa Francisco fez sua primeira participação oficial na Jornada Mundial da Juventude. Francisco chegou às 17h15 horas no Forte de Copacabana e desfilou pela avenida Atlântica no papamóvel até o palco no Leme. Lá, foi celebrada a cerimônia de Acolhida, com público estimado em mais de 1,5 milhão de pessoas. Em seu discurso, o pontífice apelou aos jovens para que valorizem a espiritualidade e elogiou os peregrinos que resistiram ao mal tempo para participar do evento. "Sempre ouvi dizer que os cariocas não gostam do frio e da chuva, mas vocês estão mostrando que a fé de vocês é mais forte do que o frio e a chuva", disse.
Na tarde desta quinta-feira, a organização do evento confirmou que a vigília e a missa de encerramento da Jornada serão transferidas de Guaratiba, na zona oeste do Rio, para Copacabana. O terreno de Guaratiba, onde já estava montado o palco, ficou enlameado por causa das chuvas que atingem a cidade desde terça-feira.
No quarto dia da viagem, o papa visitou a Favela da Varginha, na zona norte do Rio, onde criticou a estratégia de "pacificação" das favelas e cobrou ações das autoridades contra a desigualdade social. Antes, participou de cerimônia na Prefeitura do Rio, na qual recebeu as chaves da cidade e abençoou as bandeiras dos Jogos de 2016. À tarde, encontrou com 5 mil argentinos na Catedral Metropolitana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário